Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

CRCTO emite parecer sobre tributos incidentes a tarifa da energia elétrica

O Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) encaminhou parecer ao Ministério Público Estadual (MPE) em resposta a uma solicitação da Promotoria do Consumidor sobre as bases de cálculo  do ICMS e Pis/Cofins nas faturas de energia elétrica.

O documento assinado pelo presidente Norton Thomazi,  o contador e advogado Galthiery Lopes e o coordenador do PVCC- CRCTO, Claudinir Góes Júnior, baseia em dois fundamentos: a inconstitucionalidade da cobrança da TUSD e TUST na base de cálculo do ICMS na energia elétrica e a incidência do ICMS  sobre também a base de cálculo do PIS e COFINs na tarifa.

Segundo o documento, o ICMS  é cobrado sobre o consumo de energia e também na TUST – Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão- e na TUSD – Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição -,  apesar do art. 155 da Constituição Federal e do art. 1º e 2º da LC nº 87/1996 alegarem que o uso do sistema de distribuição, transmissão de energia elétrica, não compõem a base de cálculo e não há incidência de ICMS.

Segundo o parecer, o Superior Tribunal de Justiça já tem entendimento de que a cobrança do ICMS, sobre energia elétrica deve recair apenas sobre o  consumo de energia e não deve incluir na base de cálculo a TUST e TUSD.

Ainda conforme o parecer  do CRCTO, a Constituição estabelece  que o PIS e COFINS deve ser cobrado  sobre a receita ou faturamento, assim "o ICMS não é uma receita e nem um faturamento de uma empresa, não devendo compor a base de cálculo do PIS e COFINS". 

Dessa forma, a posição do CRCTO segue a do STF que é a de que é indevido e inconstitucional o ICMS compor a base de cálculo do PIS e COFINS. “no mesmo sentido entendemos que o ICMS somente pode ser cobrado sobre o valor do consumo da energia, sem considerar nesse valor os custos de transmissão (TUST) e distribuição (TUSD) da eletricidade.”

O presidente do CRCTO, Norton Thomazi, afirmou que,  " o CRCTO vem trabalhando para que nenhum tributo seja cobrado indevidamente, trabalhando arduamente em defesa da sociedade".

Link para compartilhar:

Últimas noticias

João Costa prestigia o lançamento do livro “Os Guardiões do Sul”, de Marcio Alves Martins em São Paulo

Obra documenta uma das maiores mobilizações civis durante tragédia climática no Rio Grande do Sul No último dia (06/05), o...

Grupo Presidente apresenta novidades dos hotéis InterContinental no México durante eventos em São Paulo 

Hotéis mexicanos de alto padrão reforçam laços com o trade brasileiro e destacam crescimento no fluxo de turistas do...

Você nunca mais vai viajar igual depois deste roteiro de 5 dias em Mendoza!

Descubra um roteiro completo com as melhores atrações turísticas de Mendoza para uma experiência inesquecível na Argentina. Conhecida como a...

Clima tenso nas Câmaras, alerta da Fiocruz vira pauta e alianças se redesenham no TO

🔥 "Criado com Danone" O plenário da Câmara de Gurupi ferveu. Na sessão de quinta (8), o vereador Pedro Morais...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Famosos aproveitam sol e gravações movimentam a praia da Barra da Tijuca no Rio

Rio de Janeiro — A movimentada praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca, foi palco de lazer...

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, número é aproximadamente 7,7% menor

Até o dia 1º de maio, foram registrados 96 acidentes com postes no Tocantins que causaram a interrupção no...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img